Foto: Charles Guerra (Diário)
Tradicional instituição de Santa Maria celebra aniversário, hoje, com gincana para alunos do Ensino Médio e festividades
Uma das instituições de ensino mais tradicionais de Santa Maria completa 80 anos hoje. Trata-se do Colégio Estadual Coronel Pilar, do Bairro Dores. E, para comemorar a data, está sendo preparada uma gincana para os alunos do Ensino Médio. As festividades seguem na parte da tarde, com distribuição de bolos, doces, guloseimas e apresentações dos estudantes do Ensino Fundamental.
Museu de Solos da UFSM abriga mais de 40 anos de pesquisas
- É uma data importante porque é uma das escolas mais antigas da cidade. Eu, por exemplo, cresci aqui dentro e toda a minha história está no Colégio Pilar, e assim como eu, a instituição formou inúmeras pessoas em Santa Maria - afirma a diretora do colégio, Deise Beatriz Matte Corrêa.
O Pilar conta com 850 alunos, distribuídos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Além disso, tem uma turma de Educação Especial e outra para alunos no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a diretora do Coronel Pilar, a maioria dos estudantes da escola mora no Bairro Dores, mas há também crianças e adolescentes dos bairros Campestre, Camobi e da cidade vizinha de Itaara.
- Somos referência no Ministério da Educação (MEC), no que diz respeito à inclusão social de estudantes. Realizamos a inclusão de alunos que têm autismo, deficiência visual, Síndrome de Down, Síndrome de Asperger (transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência) - conta Deise.
7ª Mostra das Profissões ocorre em setembro na UFN
Ainda dentro da programação de comemoração de aniversário, no próximo dia 14 de setembro ocorrerá um jantar alusivo aos 80 anos da instituição. O evento será no Clube Recreativo Dores.
PROBLEMA CONTORNADO
O temporal que causou estrago em Santa Maria no último mês de outubro prejudicou o Colégio Coronel Pilar, que teve o prédio danificado. Todas as turmas das séries iniciais terminaram o ano letivo de 2017 tendo aulas na Escola Rômulo Zanchi, situada no Bairro João Goulart, já que parte da escola do Bairro Dores foi interditada. As reformas foram aceleradas durante o período de férias e as aulas deste ano já começaram na sede original.